Vico del Gargano – a cidade do amor e das frutas cítricas – faz parte da lista “Borghi più Belli d’Italia”. Vico del Gargano está localizada nas montanhas do Parque Nacional do Gargano, a 782 m acima do nível do mar, entre a Foresta Umbra e a Praia de San Menaio, a mais próxima, e a Baia di Calenella, a mais bonita.

O centro histórico medieval revitalizado, Rione Civita, conserva a torre quadrangular do Castelo Normanno Svevo, a Chiesa Matrice dell’Assunta e portais e escadas escavadas nas rochas. O Museo Trappeto Maratea, o mais importante da cidade, é um antigo moinho de azeite escavado na pedra. Enquanto o Antiquário Cívico de Vico del Gargano preserva os achados arqueológicos do território.

Perto do Palazzo della Bella que se parece um pouco com o Palazzo Vecchio de Firenze, está o famoso Vicolo del Bacio. O Vicolo del Bacio é uma ruazinha com 30m de comprimento e 50cm de largura que é o ponto de encontro dos namorados. Lugar obrigatório para um beijo, principalmente, na Festa de San Valentino em Vico del Gargano (Dia dos Namorados).

 

Vicolo del bacio, a rua do beijo, em Vico del Gargano

San Valentino em Vico del Gargano

San Valentino é o padroeiro da cidade e o protetor do amor e das frutas cítricas. Enfim, toda a economia, por exemplo, as laranjas e os limões “Femminello” de Vico, a mais antiga variedade de limão da Itália.

 

Vico del Gargano - San Valentino

Durante toda a semana de San Valentino, o centro histórico é decorado e perfumado de laranjas, a fruta que traz sorte ao amor. Todavia a lenda diz que se você beber o suco de laranja de Vico, terá grandes chances de realizar o seu sonho de amor.

Enfim, no dia 14 de fevereiro, além da procissão de San Valentino, são organizados eventos como a Terrarancia que valorizam a cultura, a tradição e a gastronomia de todo o Gargano.


Província: Foggia
Habitantes: 7.700
Mapa