No litoral do Parque Nacional do Gargano, Rodi Garganico – o Jardim do Gargano – é  um dos destinos preferidos do verão. Rodi é uma típica cidade costeira do Gargano conhecida pelas belas praias e pelas frutas cítricas.

 

O centro histórico de origem medieval é um labirinto de ruazinhas, escadas, arcos, casas brancas e terraços panorâmicos. Chepabbash é o antigo bairro de tradições marítimas habitado, principalmente, por pescadores. Infelizmente, não tem muito de antigo para ver em Rodi. No entanto, a cidade conserva as ruínas da muralha e do Castello Aragonese com as duas torres.

O Santuario della Madonna della Libera abriga a pintura da Madonna della Libera, um ícone bizantino roubado dos venezianos. A igreja mais antiga é a de San Pietro. Esta foi destino de peregrinação de São Francisco de Assis. Além disso, outra igreja de interesse cultural é a de San Nicola di Mira (o mesmo de Bari, a capital da Puglia).

O Oasi Agrumaria del Gargano é uma reserva natural composta por pomares de citrinos e oliveiras, onde se produz a Laranja do Gargano e o Limão Femminello del Gargano, ponto forte da economia da cidade.

 

Rodi Garganico – o Jardim do Gargano: Praias e o Porto Turístico

O litoral de Rodi Garganico é repleto de lindas praias rasas de areia fina e muitos lidos (Bandiera Blu). Certamente as mais famosas são as praias do Levante e a do Ponente. A do Levante se estende até a praia de San Menaio (Vico del Gargano). Além de ser protegida do vento maestrale graças ao porto turístico, a Marina di Rodi Garganico. Do porto saem barcas e catamarãs, todos os dias de junho a setembro, para o porto de San Nicola, nas Isole Tremiti, e para as ilhas croatas de Korčula e Hvar.

Enquanto, do outro lado da cidade, a praia de Ponente compreende a praia de Santa Bárbara e a praia do Lido del Sole. No entanto, esta última é a mais procurada pelos banhistas e onde estão os principais hotéis.

Embora a vida noturna de Rodi Garganico seja muito tranqüila, é na zona da Marina e no complexo turístico Lido del Sole que acontece a noite de Rodi Garganico, principalmente no verão, quando há festivais e eventos gastronômicos e musicais. Por fim, nas férias de verão milhares de turistas, principalment famílias, visitam a cidade atraídas sobretudo pela beleza e pelos preços mais baixos em comparação com as vizinhas cidades de Vieste e Peschici.


Província: Foggia
Habitantes: 3.600
Mapa