La Guida Blu “Il Mare più bello” da Legambiente e do Touring Club Italiano identifica e classifica anualmente as localidades turísticas litorâneas que promovem o desenvolvimento sustentável. As zonas turísticas de toda a Itália listadas no guia são identificadas e premiadas, no máximo, 5 Vele da Legambiente (como se fossem cinco estrelas), com base nos dados recolhidos pela Legambiente sobre as características da qualidade ambiental e dos serviços aos turistas.

A Legambiente é uma associação ambiental italiana herdeira dos primeiros núcleos ecológicos. Enquanto, o Touring Club Italiano é uma associação sem fins lucrativos que organiza um programa de desenvolvimento turístico nas cidades com menos de 15 mil habitantes para promover o turismo em todo o território italiano.

 

Guida Blu – Il Mare più bello – Puglia (2020)

5 VELE

Alto Salento: Fasano, Ostuni, Carovigno
Baixo Salento: Nardò, Porto Cesareo, Racale, Gallipoli (Litoral Jônico) e Otranto, Vernole e Melendugno (Litoral Adriático)
Terra di Bari: Monopoli, Polignano a Mare

4 VELE

Alto Salento: Pulsano, Manduria e Maruggio
Baixo Salento: Diso, Castro, Andrano, Tricase, Santa Cesarea Terme
Gargano: Lesina, Vieste, Chieuti, Peschici, Mattinata, Ischitella, Isole Tremiti, Rodi Garganico, Vico del Gargano, Sannicandro Garganico, Monte Sant’Angelo.

3 VELE

Alto Salento: Ginosa e Castellaneta
Baixo Salento: Patù, Salve, Ugento, Gagliano del Capo, Castrignano del Capo (Santa Maria di Leuca)
Terra di Bari: Trani, Barletta, Bisceglie e Margherita di Savoia

 

Fonte: https://www.legambiente.it/guida-blu/