O governo italiano definiu para os próximos meses novas medidas relativas a entrada de brasileiros na Itália e ao estado de emergência Covid-19. A União Européia decidiu anular as regras proibitivas para as pessoas vindas de países fora da UE, desde que possam comprovar a vacinação ou a cura do Covid-19. Portanto, a partir de 1 de março de 2022 a entrada de brasileiros na Itália é permitida mediante apresentação de:

  • Passenger Locator Form – PLF antes da entrada em território italiano. O FLP deve ser preenchido para cada passageiro adulto. Em caso de presença de menores, preencher o Formulário de Acompanhamento de Adulto.
  • Certificação verde COVID-19 ou outra certificação reconhecida como equivalente (conclusão do ciclo de vacinação ou resultado de teste negativo). As certificações de vacinação Green Covid-19 são aceitas em italiano e inglês.

 

Entrada de brasileiros na Itália: Vacinas equivalentes

O Ministério da Saúde Italiano reconhece a equivalência de algumas vacinas para a prevenção da SARS-CoV-2 administradas por autoridades sanitárias estrangeiras. Em particular:

  • Vacinas reconhecidas pela EMA – Agência Européia de Medicamentos
  • Covishield (Serum Institute of India), produzido sob licença pela AstraZeneca
  • R-CoVI (R-Pharm), fabricado sob licença da AstraZeneca
  • Covid-19 vacina-recombinante (Fiocruz), produzido sob licença pela AstraZeneca

Além das vacinas que foram aprovadas pela Agência Européia de Medicamentos ou recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Pfizer/BioNTech
  • Oxford/AstraZeneca
  • Moderna
  • Janssen
  • Novavax

No caso de vacinas não autorizadas ou não reconhecidas como equivalentes na Itália, cujas certificações sejam válidas por até 9 meses, o acesso a serviços e atividades é permitido em qualquer caso após a realização de um teste antigênico rápido ou molecular com SARS-CoV- 2 resultado negativo. A validade dos testes mencionados será de 48 horas para o teste antigênico ou 72 horas para o teste molecular.

Ainda não se sabe se a Coronavac será aceita, mas, segundo o Escritório de Turismo da Itália no Brasil, é possível que a vacina brasileira seja aceita, como já acontece em outros países.

 

Entrada de brasileiros na Itália: Quarentena

O viajante terá de cumprir um período de quarentena de 5 dias se não apresentar uma das certificações acima mencionadas, no local indicado no formulário e terá de submeter-se a um teste de antígeno ou molecular no final da quarentena. Se um viajante contraiu o vírus terá de permanecer em auto-isolamento enquanto quem teve contato com um positivo terá de aplicar o regime de auto-vigilância e usar a mascara FFP2.

 

Entrada de brasileiros na Itália: Fim do estado de emergência Covid-19

A partir de 1º abril a Itália não estará mais em estado de emergência Covid. O sistema de cores das regiões será suspenso, mas o monitoramento continuará. Não será mais necessário o certificado verde nos transportes públicos em geral, mas a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados continuará até 30 de abril. Após essa data, o governo verificará a curva e “avaliará outras opções”. Não será mais necessário ter pelo menos o Green Pass Base para entrar, por exemplo, em lojas, bancos, correios, tabacarias e restaurantes ao ar livre.

A partir de 1º de maio a obrigatoriedade do Green Pass termina em quase todos os lugares. Portanto até 30 de abril para os transportes de longa distância, ainda será obrigatório o Green Pass Base. Enquanto o Super Green Pass vigorará até 30 de abril dentro dos restaurantes (para turistas estrangeiros não vale mais desde 1 de abril), spa, boates, congressos e eventos esportivos fechados. Além do uso de máscaras ao ar livre também.

 

Green Pass

Na Itália, a certificação verde COVID-19 ou Green Pass é necessária para usufruir dos serviços e participar de inúmeras atividades culturais, recreativas e esportivas. O Green Pass Base emitido após um teste rápido negativo (antigênico ou molecular) dá direito ao acesso a serviços essenciais e ao trabalho. Enquanto, com o Super Green Pass, emitido após vacinação ou recuperação da infecção por Covid-19, você pode freqüentar cinemas, teatros e estádios, entre outros lugares. Por fim, crianças menores de 12 anos não precisam de Green Pass para acessar atividades e serviços na Itália.

Fonte: https://www.salute.gov.it/portale/nuovocoronavirus/homeNuovoCoronavirus.jsp