Quando o inverno chegar na Puglia com a temperatura caindo, chuva, granizo e até neve, controle o carro antes de pegar a estrada. Por isso, aqui vão algumas dicas para dirigir no inverno.

Certamente, verifique as previsões do tempo e as condições do trânsito nos sites e aplicativos antes partir, por exemplo, para o Castel del Monte, os trulli de Alberobello, o Monte Sant’Angelo, Gravina in Puglia e Matera.

Antes de tudo, vá sempre devagar e adapte a sua velocidade às condições meteorológicas. Faça isso mesmo se você tiver um carro grande e potente. Aumente a distância de segurança e antecipe a frenagem para ter espaço e tempo para parar e não bater no carro da frente.

 

Dicas para dirigir no inverno

Antes de partir, use o spray anticongelante para remover o gelo do para-brisa e do vidro traseiro do carro. Use também o raspador de gelo, principalmente quando o gelo formou uma camada espessa. Desta forma, você evita congelar as mãos ao tentar remover o gelo. Não se esqueça de encher também o reservatório do lavador do para-brisa com anticongelante.

Use uma pá de neve para remover grandes quantidades de neve da estrada ou a neve que bloqueia o carro. Se o carro ficar ao ar livre, cubra-o com um capa de proteção. Deste modo o carro ficará um pouco protegido da neve e do gelo. Na manhã seguinte, será mais facil limpar o carro coberto de neve.

Em algumas estradas da Puglia que estão mais expostas ao risco de neve ou formação de gelo, a partir do dia 15 de novembro é obrigatório estar equipado com pneus de inverno (pneus M+S) ou levar correntes para a neve a bordo. As correntes são obrigatórias para os carros que não usam pneus para neve. A multa vai de 85 euros até 338 euros.

Use luvas de borracha térmicas para mantê-las aquecidas caso tenha que sair do carro. Sempre carregue uma lanterna. Talvez o ideal seja a lanterna de cabeça para que você tenha a iluminação perfeita e as mãos livres.

 

Kit de primeiros socorros

Segundo a legislação italiana atual o kit de primeiros socorros para automóveis não é obrigatório para os automóveis de uso privado, mas pode servir. A única obrigação para todos os tipos de veículos é o triângulo e o colete com faixas reflexivas.

Evite deixar o carro parado por dias. O frio deixa o óleo do motor muito denso e, por isso, exige mais do motor. O calor do verão diminui consideravelmente o ciclo de vida da bateria. Enquanto, no inverno, os processos químicos dentro da bateria são retardados e é justamente com a chegada do frio que a bateria nos deixa na mão.