Mola di Bari é uma pequena cidade do litoral Adriático entre Bari e Polignano a Mare. A orla de Mola di Bari é o ponto forte da cidade. A ciclovia percorre toda a orla passando pelo castelo, pelo porto até o distrito de Cozze em direção a Polignano a Mare. Portanto, é o lugar ideal para um passeio de fim de tarde ou à noite degustando um sorvete artesanal ou uma granita sob o calor do verão.

 

De frente para a praia, o Castello Angioino é o cartão-postal da cidade. Carlos I, Conde de Anjou, construiu uma fortaleza com a forma de uma estrela contra os ataques árabes. Além de ter a função militar, foi também residência de vários senhores da aristocracia local.

O Porto de Mola di Bari era um dos portos de embarque das Cruzadas para a Terra Santa. No entanto, hoje, o porto ainda é muito conhecido pela pesca, a principal atividade econômica. Muitos turistas freqüentam os restaurantes da orla para degustar o menu à base de peixe, principalmente o polvo, o prato típico da cidade.

 

A Orla de Mola di Bari

Enquanto, no pequeno centro histórico, a Via Veneto é a rua que liga a praça principal da cidade, Piazza XX Settembre, a orla. Nesta ruazinha, a Chiesa Matrice di San Nicola do século XIV foi modificada com o estilo renascentista no século XVI. Saindo da praça, o Teatro Van Westerhout é um pequeno teatro neoclássico, do final do século 19, para, aproximadamente, 200 pessoas.

Por fim, as festas. A Sagra del Polpo é a grande festa do verão da cidade, no último domingo de julho. O evento gastronômico recebe muitos turistas que procuram diversão e o tradicional sanduíche de polvo grelhado. Todavia, a Festa della Madonna d’Altomare, no primeiro fim de semana de julho, marca o início do verão. Enquanto, a Festa patronale della Madonna Addolorata, no segundo domingo de setembro, marca o fim.


Província: Bari
Habitantes: 25.000
Mapa