Puglia é uma região rica de história e tradições que estão conservadas em seus museus. Portanto, durante a sua viagem pela Puglia coloque no seu roteiro alguns museus que, certamente, merecem ser visitados. Enfim, aqui listo 5 museus para visitar na Puglia.

 

5 museus para visitar na Puglia: Castel del Monte

Um dos símbolos da Puglia, o Castel del Monte, em Andria, é o museu mais visitado da Puglia. Construído pelo imperador do Sacro Império Romano, Federico II, o castelo reúne elementos culturais do norte da Europa, do mundo muçulmano e da antiguidade clássica. O Castel del Monte é conhecido, principalmente, pelo numero 8. Uma planta octogonal com oito torres e um pátio com 8 ângulos. Uma obra-prima da arquitetura medieval que está na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

5 museus para visitar na Puglia: Parco Archeologico di Siponto

A área arqueológica do Parque Siponto, em Manfredonia, é de grande importância porque preserva a história da antiga colônia romana. Depois de inundações e terremotos, a população transferiu-se para a nova cidade, Manfredonia. No entanto, hoje, além das ruínas da cidade, uma obra de arte contemporânea em metal reconstrói a antiga basílica cristã primitiva.

 

5 museus para visitar na Puglia - Castel del Monte

Museo Archeologico Nazionale de Taranto

O Museu Arqueológico Nacional de Taranto é um dos mais importantes do mundo para as coleções da era Magna Grécia. O MARTA reconstrói a antiga colônia espartana de Taranto com uma das maiores coleções de artefatos da época, porém a grande atração são os “Ouros de Taranto”, uma coleção de jóias da época magno-grega.

 

Museo Nazionale Archeologico di Manfredonia

O Museu Arqueológico Nacional de Manfredonia, no interior do Castelo Normanno-Suábio, abriga os achados arqueológicos mais conhecidos e significativos da Capitanata e do Gargano, mas a grande atração são as Stele Daunie, esculturas de pedra decoradas com rituais e cenas da vida cotidiana da civilização da Daunia.

 

Castello Normanno-Svevo de Bari

O castelo normando-suábio de Bari é uma fortaleza imponente do século XIII. Todavia o castelo possui pequenas áreas com escavações arqueológicas, mostras fotográficas e exposições de cerâmicas e jóias. Em uma das entradas do centro histórico, perto da zona portuária, o castelo é um dos monumentos mais importantes e conhecidos da cidade.

 

Link: Polo museale  Puglia