Uma parte do patrimônio arquitetônico, cultural e artístico da Puglia é feito de catedrais, basílicas e igrejas.

Aqui listo 5 igrejas na Puglia que você tem que conhecer porque contam um pouco das influências artísticas e da história da região.

 

5 igrejas na Puglia que você tem que conhecer: Basílica de San Nicola, em Bari

No centro histórico de Bari, na Bari Vecchia, a Cattedrale di San Nicola é um modelo do estilo românico pugliese que produziu uma série de catedrais na região, por exemplo as de Trani, Ruvo di Puglia e Bitonto. Entretanto a catedral é também o destino de muitos peregrinos da Rússia e do leste europeu. Símbolo da união entre o ocidente e o oriente.

 

Roteiro de 5 dias na Puglia – Salento - Lecce - barroco

5 igrejas na Puglia que você tem que conhecer: Basílica de Santa Croce, em Lecce

O maior exemplo do estilo barroco de Lecce é a Basilica di Santa Croce. A basílica é uma das construções monumentais mais fascinantes da cidade, principalmente, pelos elementos decorativos realizados com a pedra local.

 

O Porto de Trani e a Catedral

Catedral de Trani

A Cattedrale di Santa Maria Assunta, também chamada de San Nicola il Pellegrino, é outro exemplo esplêndido de românico pugliese construído com a pedra de Trani, mas neste caso de frente para o mar, o que a classifica como uma das mais bonitas da região.

 

Catedral de Otranto

A Cattedrale di Santa Maria Annunziata de Otranto possui um pavimento feito de mosaico chamado “Árvore da Vida” com animais, personagens bíblicos, elementos zodiacais etc. No entanto, a catedral conserva, também, os ossos dos 800 mártires do sangrento massacre turco contra a cidade, em 1482.

 

Igreja Trullo de Alberobello

Em Alberobello, no Valle d’Itria, a Parrocchia di Sant’Antonio di Padova é o exemplo único de uma igreja com a forma de trullo. Trullo são as casas brancas com teto em forma de cone feito com pedras escuras.